6 Benefícios do Café Para a Saúde

Confira abaixo os benefícios do café para a saúde

São inúmeros os benefícios do café para a saúde, afinal, esse é um dos motivos pelo qual ele acabou se tornando uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo.

Assim, muitos cientistas e pesquisadores decidiram estudar o impacto de suas propriedades no corpo humano.

A maior parte dos estudos concordam que um consumo moderado de café, entre três e quatro xícaras por dia, é benéfico para a saúde, pois fornece nutrientes e protege o corpo contra certas doenças.

Abaixo listei 6 dos principais benefícios do café.

1. Ajuda a queimar gordura – um dos beneficios do café mais conhecido

A cafeína é um acelerador natural do metabolismo. De fato, ela está presente em quase todos os queimadores de gordura disponíveis no mercado.

Sua vantagem é que é uma das poucas substâncias naturais que ajudam a queimar gordura. Isso ocorre porque a cafeína aumenta os níveis de adrenalina no corpo, liberando ácidos graxos diretamente dos tecidos adiposos.

Contudo, é aconselhavel escolher marcas de café que ofereça o produto em seu estado natural, em grãos, sem agregados que aumentem desnecessariamente a ingestão calórica.

2. Fornece nutrientes essenciais

Em uma única xícara de café, podemos encontrar as seguintes vitaminas e minerais:

  • Riboflavina: também conhecida como vitamina B2, uma vez que ela é essencial para a produção de glóbulos vermelhos.
  • Niacina: é outra das vitaminas do complexo B (vitamina B3) presente no café, no qual ajuda a controlar o colesterol, previne o envelhecimento da pele, ajuda os sistemas nervoso e digestivo a ficarem saudáveis.
  • Ácido pantotênico: também chamado de vitamina B5, ao passo que ela ajuda a metabolizar os alimentos e obter energia deles, sejam carboidratos, gorduras ou proteínas.
  • Manganês: este mineral é essencial para a produção de cartilagem e é uma grande ajuda na prevenção da osteoporose. Além disso, melhora a memória, reduz o cansaço e a irritabilidade.
  • Potássio: esse eletrólito é essencial para a saúde muscular e também ajuda a neutralizar os efeitos negativos do sódio em pessoas com problemas de pressão alta.
  • Magnésio: este mineral ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, bem como regula o funcionamento do sistema nervoso e muscular.

3. Fonte de antioxidantes

Uma carga importante de antioxidantes, especialmente polifenóis e ácidos hidroxicinâmicos, é adicionada às vitaminas e minerais contidos em uma xícara de café.

Uma vez que, os antioxidantes combatem o ataque de radicais livres, retardando o processo natural de envelhecimento e prevenindo doenças.

4. Diminui a probabilidade de contrair doenças

Vários estudos mostraram que beber café diariamente diminui o risco de desenvolver doenças crônicas, por exemplo:

  • Diabetes tipo 2
  • Alzheimer
  • Parkinson

5. Ajuda a proteger o coração e o fígado

Além de combater doenças crônicas e degenerativas, o café também ajuda a cuidar da saúde do fígado, isto é, prevenindo e retardando o desenvolvimento de doenças como cirrose e fígado gorduroso.

Também foi demonstrado que o café não aumenta a pressão sanguínea quando consumido diariamente, uma vez que, praticando atividades fisícas o efeito se dissipa.

Do mesmo modo, que beber café regularmente diminui o risco de sofrer um derrame.

6. Reduz o risco de desenvolver certos tipos de câncer

Tomar café diariamente de forma moderada reduz a probabilidade de desenvolver câncer de fígado e colorretal, ou seja, um dos tipos mais frequentes e com maior mortalidade entre a população.

Portanto, o café é um grande aliado na dieta, não apenas fornece energia, mas também fornece ao corpo vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais para combater várias doenças.

Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais😉