Como Parar de Comer Doce ? Perca Peso e Tenha Saúde

Como Parar de Comer DoceComo parar de comer doce – O grande problema de muitas pessoas que estão em busca do emagrecimento, levando a sério uma dieta saudável, é a dificuldade em como parar de comer doce.

Os doces e guloseimas possuem a capacidade de trazer uma sensação de bem-estar, graças à produção do hormônio serotonina, que acontece quando ingerimos algum tipo de doce. Por conta desse hormônio, é normal que as pessoas se sintam mais bem-humoradas e até mais aliviadas depois de comer um brigadeiro ou um pedaço de bolo, por exemplo.

A serotonina, hormônio que causa a sensação de bem-estar, traz um estado de alívio muito rápido, podendo assim ser tão viciante quanto às drogas. O efeito causado no cérebro, tanto pelas drogas quanto pelos doces, é o mesmo. Isso explica a vontade de sempre comer mais e mais doces.

Em muitos casos, a ingestão de doces acaba sendo para tentar diminuir os sintomas do stress e ansiedade, além de serem considerados como gratificação ao final de uma longa jornada de trabalho. O problema é que esses doces possuem alto valor calórico, além de contarem com índices elevados de açucares em sua composição e altas taxas de gordura. Sendo assim, hábitos como esse podem ser altamente prejudiciais, uma vez que o consumo em excesso pode trazer problemas mais graves, como diabetes, colesterol alto e obesidade.

Como Parar de Comer Doce | Conheça os MétodosComo Parar de Comer Doce

Por serem os maiores vilões nas mais variadas dietas, muitos pesquisadores têm procurado soluções e formas alternativas em como parar de comer doce, e por mais difícil que pareça, saiba que isso é sim possível!

A endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Cintia Cercato, diz que é possível utilizar de outras formas para enganar o cérebro e reduzir significativamente a vontade de comer doces compulsivamente. Segundo ela, a forma mais eficaz para que isso aconteça é a prática frequente e regular de atividades físicas. Isso porque quando o corpo é submetido aos exercícios físicos, o organismo produz taxas de serotonina, o mesmo hormônio produzido na ingestão de doces. Sendo assim, após as atividades físicas é comum que a vontade de comer doces diminua.

Outra forma indicada pela pesquisadora para reduzir o apetite por guloseimas é controlar os níveis de ansiedade e de stress. De acordo com Cintia Cercato, uma pessoa bem resolvida afetivamente tem menos chances de sofrer com ansiedade e descontar as frustrações dos insucessos nos doces.

Além das dicas acima, veja algumas maneiras para reduzir a vontade por doces.

1 – Diminua a ingestão de doces e açucares aos poucosComo Parar de Comer Doce

Para quem está acostumado a comer doces todos os dias, deixar de comê-los de uma só vez é uma alternativa pouco eficiente. O corte de açúcar repentino dificulta a aceitação da falta dessas substâncias no organismo, e assim, muitas vezes, a pessoa acaba sofrendo muito e desiste de deixar de consumir. O segredo é diminuir as porções desses doces, reduzindo gradativamente. Dessa forma, o cérebro vai entrando no ritmo e se acostumando com as alterações, até que aceite a falta do açúcar no organismo com mais facilidade. Reduza as porções e em seguida, diminua o número de dias de consumo. Se você tem o costume de comer doces todos os dias, comece alternando, comendo dia sim e dia não. Depois, comece a ficar dois dias sem ingerir açúcar, depois três dias, e assim segue.

2 – Não ingerir líquidos durante as refeiçõesComo Parar de Comer Doce

Quando você come e bebe ao mesmo tempo, os líquidos acabam levando os alimentos de forma mais rápida para o intestino. Da mesma forma que, se você tirar os líquidos durante as refeições, os alimentos permanecem mais tempo no estômago, o que garante um maior tempo de saciedade, ou seja, um maior tempo sem sentir fome. Respeite o tempo da sua alimentação, coma devagar e mastigue bem. Isso faz com que o organismo se sinta satisfeito por mais tempo e esqueça a vontade de doces.

3 – Inclua fibras e proteínas na sua alimentaçãoComo Parar de Comer Doce

Alimentos ricos em fibras e proteínas aumentam a sensação de saciedade, auxiliando assim a reduzir a vontade de comer doces. As frutas, legumes e verduras são ricos em fibras, enquanto os peixes, ovos e carnes magras são ricos em proteínas. Inclua esses alimentos na sua dieta e diminua a vontade de doces.

4 – Não pule o café da manhãComo Parar de Comer Doce

O café da manhã é uma das refeições mais importantes do seu dia, pois dão a disposição que você precisa para realizar suas atividades. Quando você “pula” o café da manhã, o seu corpo busca energia em outros alimentos e a vontade de comer doces aumenta.

Se mesmo seguindo essas dicas e não der certo e você não sabe mais como parar de comer doce, opte por ingerir um docinho após uma refeição. Quando você come uma sobremesa, você já está saciado, e por isso, tende a se satisfazer com uma pequena porção de doce, evitando comer mais do que deve.

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